sexta-feira, 12 de outubro de 2012

The Psychadelic Sounds Of The 13TH Floor Elevators

Dos numerosos discos de rock feitos sob o efeito de drogas, o primeiro álbum da banda americana 13th Floor Elevators talvez seja um dos mais célebres. E também um dos menos ouvidos.

 A carreira do grupo do vocalista e compositor Roky Erickson só encontrou o sucesso de público com o single You’re Gonna Miss Me, que, aliás, abre este disco. A partir daí, uma série de desastres comerciais, brigas e o envolvimento cada vez mais pesado de Erikson com drogas tragou o Elevators para o mesmo limbo onde milhares de bandas americanas de garagem passaram a habitar (confira a clássica caixa Nuggets, com quase 100 bandas virtualmente desconhecidas, inclusive o Elevators, que exploraram o lado mais insano e selvagem da psicodelia). 

Certamente, The Psychadelic Sounds Of The 13th Floor Elevators não é nenhuma obra-prima, mas o charme desse tipo de trabalho é justamente parecer com um rascunho, sem maiores acabamentos posteriores.

 De qualquer maneira, é um retrato perfeito de uma época em que estar chapado muitas vezes era compulsório não só para os artistas como também para os fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário